segunda-feira, 6 de julho de 2020

INVEJA E MALEDICÊNCIA: APRENDENDO COM OS ERROS DE UMA PROFETISA

INVEJA E MALEDICÊNCIA: APRENDENDO COM OS ERROS DE UMA PROFETISA


INTRODUÇÃO: Texto bíblico principal: Números 12:1-16
1. A pessoa que recebe o dom de profecia não é impecável, perfeita e infalível, ela é um ser humano que, como qualquer pecador, está suscetível a cometer erros.
2. O profeta ou profetisa não recebe uma blindagem espiritual que protege totalmente das tentações provocadas por Satanás, o grande enganador.
3. O dom de profecia é dado por Deus a pessoas que permitem ser usadas por Ele para uma missão, assim, embora o dom de profecia não torne a pessoa perfeita, a mensagem transmitida é perfeita.
Há três relatos sobre a vida Mirian, a profetisa que cometeu erros:
a) O primeiro texto bíblico sobre Mirian a apresenta como uma menina sensível, inteligente e sagaz que tornou a guardiã do cesto flutuante onde sua mãe, desesperada, havia colocado seu irmãozinho destinado à morte (Êxodo 2:1-9).
b) O segundo texto sobre Mirian é bem curto, mas atribui-lhe o título de profetisa, musicista e cantora que conduziu todo o povo de Israel a um fervoroso louvor congregacional (Êxodo 15:20-21).
c) O terceiro texto sobre Mirian é o mais longo de todos, o qual aborda seu descuido espiritual que a conduziu à inveja e maledicências (Números 12:1-16). É este o texto deste sermão:

I. INVEJA É UM SENTIMENTO QUE SE ESCONDE ATRÁS DAS CRÍTICAS – Números 12:1-2
1. A inveja surge de um conceito errado de si mesmo em relação aos outros e desemboca em preconceito sobre os outros: Ao não ser consultada por Moisés ao nomear os 70 anciãos, Mirian sentiu-se desprezada e criticou a esposa de Moisés, cujo pai deu a sugestão a Moisés de distribuir a tarefa.
2. A inveja, por si só não é visível, ela se esconde atrás das palavras ferinas: A crítica à esposa de Moisés era só a fumaça na qual se escondiam o ciúme, a inveja e o desejo de supremacia.
3. A inveja é um sentimento que explode através das críticas: Dificilmente o pecado da inveja será identificado, porém, as críticas a revela e causa grandes males. Por isso, a inveja é uma das piores características satânicas que pode caracterizar no coração humano.

II. INVEJA É UM SENTIMENTO QUE FURTA O RESPEITO PELOS SERVOS DE DEUS – Números 12:3-8
1. A inveja possui a pessoa de tal forma que a leva a questionar as atitudes dos servos de Deus: Mirian chama Arão para questionar as atitudes de Moisés. A inveja causa ressentimentos que induz a questionamentos.
2. A inveja impede a pessoa de ver as coisas como Deus as vê: Mirian achava desnecessária a designação de auxiliares na administração do povo, achava que a autoridade sua e a de seu irmão Arão foram desprezadas. A inveja é fruto do egoísmo que impede de pensar nos outros.
3. A inveja é um sentimento que causa indignação ao coração de Deus: O invejoso perde o respeito pelos líderes colocados por Deus desrespeitand0 o próprio Deus. Pelo fato da inveja causar cegueira espiritual e conduzir as pessoas à rebelião é que Deus as abomina. 

III. INVEJA É UM PECADO QUE DESTRÓI COM MALEDICÊNCIAS E PRECONCEITOS ATRAINDO A IRA DE DEUS – Números 12:8-16
1. A inveja do coração é percebida na maneira mais indigna de se promover: Mirian falou contra Moisés, seu irmão e líder instituído por Deus. Quando a pessoa deseja ser como o outro ou deseja o lugar do outro ela denegri a imagem dos outros, produzindo assim os comentários maledicentes contra os outros.
2. A inveja usa a língua para destruir a vida das pessoas mais mansas: Moisés foi vítima da língua, mesmo sendo homem mais manso da terra. A língua pode ser mortal, fere a alma, causa brigas, promove discórdias e guerras. Ela é escolhida pela inveja para destruir vidas!
3. A inveja produz maledicências tão terríveis que é preciso da intervenção de Deus para controlá-la: Deus chamou aos três irmãos para conversar, defendeu Moisés, reprendeu Arão e puniu Mirian. Ela ficou leprosa e foi isolada por sete dias. A inveja e as palavras maledicentes impedem o povo de Deus de avançar.

CONCLUSÃO:
1. Da mesma forma que um leproso não poderia ficar entre os sadios do arraial do povo de Deus não deveria haver invejoso e críticos entre o povo de Deus.
2. Da mesma forma que Deus protegeu e defendeu Moisés, Ele defende e protege Seus líderes das acusações e maledicências de quem quer que seja.
3. Da mesma forma que Deus puniu Mirian punirá a qualquer um que permitir que a inveja e as críticas caracterizem sua vida.

APELO:
1. Se inveja encontrou espaço até no coração de uma profetisa, cuidado você também!
2. Se Deus não poupou a punição nem mesmo de sua profetisa, cuidado com a inveja!
3. Se Deus perdoou Mirian por falar contra Moisés, certamente perdoará você, caso humildemente te arrependas e peças perdão! Faça isso agora!

0 comentários :

Postar um comentário