segunda-feira, 6 de julho de 2020

CUIDADO COM QUEM DIVULGA O QUE SABE SOBRE OS OUTROS

CUIDADO COM QUEM DIVULGA O QUE SABE SOBRE OS OUTROS

INTRODUÇÃO: Referência bíblia principal: Provérbios 20:19
1. O que é mexeriqueiro? Pessoas que gostam de descobrir segredos dos outros e fazer intrigas com suas fofocas e calúnias.
2. O que faz o mexeriqueiro? Mexe na vida dos outros por meio das palavras nas redes virtuais de relacionamentos (Facebook, Orkut, MSN, etc.), em grupos de amigos ou em segredo para outro mexeriqueiro.
3. O que causa o mexeriqueiro? Ao bisbilhotar a vida dos outros difama, desvaloriza e arruina a vida de alguém.
I.  QUEM DIVULGA A VIDA DOS OUTROS NÃO TEM TEMPO PARA AMÁ-LOS – Provérbios 20:19
1. É triste ver pessoas que precisam criticar e encontrar defeito nos outros, para se sentirem um pouco melhor. Estas pessoas não se amam e não amam os outros.
2. É triste ver pessoas que tem problema com alguém e ao invés de ter coragem de falar com esse alguém revela sua covardia falando para os outros.
3. É triste ver pessoas destruindo pessoas com a língua; simplesmente porque não sabem amar-se e valorizar-se, condenam e desrespeitam aos outros falando pelas costas.
II. QUEM DIVULGA A VIDA DOS OUTROS TRAI A CONFIANÇA – Provérbios 20:19
1. Alguém já disse que “super-bonder é batom de fofoqueiro”, talvez por ter sido alvo das calúnias do mexeriqueiro. O fofoqueiro e o mexeriqueiro falam demais, não prezam pela vida de ninguém, mas desprezam e provocam discórdia (Provérbios 26:20).
2. Algumas pessoas deveriam saber o quanto fere quando palavras são proferidas a seu respeito pelas costas.
3. As pessoas deveriam saber que quem fala demais não merece confiança ilimitada, pois na melhor das hipóteses, a traição acontecerá assim que surgir um mínimo de oportunidade.
III. QUEM DIVULGA A VIDA DOS OUTROS DEVE SER EVITADO – Provérbios 20:19
1. Aqueles que humilham os outros para se promoverem e se exaltar a si mesmos devem ser evitados a fim de evitar incêndios devastadores nos relacionamentos.
2. Aqueles que ouvem informações sobre os outros deveriam saber que as palavras mostram mais sobre quem as diz, antes de quem se diz. Revela falta de cristianismo.
3. Aqueles que falam demais deveriam sempre lembrar que o silêncio é o meio mais eficaz para evitar trair a confiança de um amigo ou mesmo de um filho de Deus.
CONCLUSÃO:
1. Se você não viu com seus próprios olhos, nem ouviu com seus próprios ouvidos, não deixe sua mente inventar coisas para sua boca espalhar...
2. Se você viu com seus próprios olhos, se ouviu com seus próprios ouvidos, ainda assim não divulgues o que sabes da vida dos outros.
3. Se você quiser um conselho bom, aqui vai: “Fuja das fofocas e daquele que fala demais. Não se iluda, esse mesmo que lhe traz notícias da vida alheia, também falará de você pelas costas”.
APELO:
1. Devido a que qualquer pessoa pode acabar participando de uma fofoca ao repetir algo que escutou de alguém, deves fujir dos mexeriqueiros.
2. Devido a que qualquer pessoa pode se tornar um mexeriqueiro, tome cuidado quando alguém vier falar dos outros a você; tome a decisão de jamais passar adiante o que você ouviu.
3. Devido a que você possa saber de alguma coisa de alguém ou sobre alguém, guarde sua língua e deixe de participar da terrível corrente do pecado da fofoca, mexerico e calúnia.

0 comentários :

Postar um comentário